Orquídeas

São plantas epífitas, na maioria dos casos, ou seja, vivem sobre as outras, utilizando-as apenas como suporte, sem se nutrirem delas. São de grande valor ornamental, principalmente devido a suas flores vistosas.

Estas compõem-se de três sépalas e três pétalas, sendo uma modificada e, normalmente a mais vistosa, denominada labelo.

Ocorrem em todos os ecossistemas do Estado, mas é na floresta de igapó que aparecem com mais intensidade e diversidade.

Oncidium lanceanum

Nome vulgar: em alguns locais é conhecido por Orelha de Burro
Nome científico: Oncidium lanceanum Lindl

DESCRIÇÃO DA PLANTA

Orquídea epífita; pseudobulbos minúsculos e folhas grandes verde-escuras salpicadas de vermelho-púrpura-escuro. A haste floral produz várias flores perfumadas com cerca de 7cm de diâmetro. As sépalas e as pétalas, na cor castanho-amarelado, apresentam pintas ou manchas castanho-escuro. O labelo é rosa-púrpura.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Ocorre com freqüência na região Amazônica. No Pará pode ser encontrado mais freqüentemente no Sul do Estado.

HABITAT

Em árvores próximas a cursos d'água, preferindo os galhos superiores onde pode receber mais luz.

USOS COMUNS

É usado como planta ornamental, integrando coleções botânicas ou orquidários de cultivadores. É o símbolo da SPO - Sociedade Paraense de Orquidófilos.

Coryanthes macrantha

Nome vulgar: não se conhece. Em alguns lugares é identificada, de forma genérica, pelo nome vulgar da formiga ou da planta em que se encontra associada.
Nome científico: Coryanthes macrantha Hook
Família: ORQUIDACEAE

DESCRIÇÃO DA PLANTA

Orquídea epífita; pseudobulbos ovóides sulcados com cerca de 5 cm de altura; folhas finas sedosas com nervuras expostas; inflorescência pendente, emergente da base do pseudobulbo, geralmente com duas flores perfumadas de 10 cm de diâmetro. As peças florais são de cor creme com manchas vermelho-púrpuras. As pétalas são diminutas em relação ao tamanho das sépalas. O labelo é carnoso e em formato de bacia, onde é armazenado um líquido que goteja da coluna, constituindo-se num artifício engenhoso para provocar a fecundação da flor.

O inseto fecundador, atraído pelo perfume, cai no reservatório, molha as asas e é obrigado a sair por uma rota. Nesta entra em contato com as políneas, que fixam-se em seu corpo, ou deposita as políneas trazidas de outra flor, provocando a fecundação.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

É uma orquídea abundante em toda a Amazônia brasileira. Ocorre em praticamente todo o Estado do Pará, mas é mais freqüente na região do estuário do rio Amazonas.

HABITAT

Em galhos de árvores em ambientes quentes e úmidos. É muito freqüente a associação com formigas que constroem seus ninhos aproveitando, para sustentação, o entrelaçado de suas raízes. É comum também a associação com espécies de outras famílias botânicas epífitas.

USOS COMUNS

Como planta decorativa exótica de estranha beleza. Compõe coleções botânicas de entidades ou de orquidófilos

Cattleya violacea

Nome vulgar: não existe, em alguns locais é conhecida pelo nome genérico de Catléia
Nome científico: Cattleya violacea Rolfe
Família: ORQUIDACEAE

DESCRIÇÃO DA PLANTA

Orquídea epífita; pseudobulbos alongados, sulcados com um par de folhas verde-escuras arredondadas; flores perfumadas, achatadas, com 13 cm de diâmetro, em haste floral com mais de uma flor; as sépalas e as pétalas na cor rosa-escuro; o labelo é carmim-escuro.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Uma Cattleya típica da Amazônia, no Pará é frequentemente encontrada na região do Baixo Amazonas.

HABITAT

Em galhos superiores de árvores verticais, localizadas em áreas alagadiças onde, além da umidade que necessita, pode receber mais luminosidade.

USOS COMUNS

Como planta ornamental de extraordinária beleza; integrante de coleções botânicas ou de cultivadores orquidófilos; em cruzamentos artificiais feitos pelo homem, para obtenção de espécies híbridas.

Ionopsis utricularioides

Nome vulgar: não há registro
Nome científico: Ionopsis utricularioides Lindl
Família: ORQUIDACEAE

DESCRIÇÃO DA PLANTA

Orquídea epífita; pseudobulbos muito pequenos, quase escondidos pela base das folhas espessas e pontiagudas; haste floral longa, ramificada com numerosas flores pequenas, com cerca de 15 mm de diâmetro, levemente perfumadas. As sépalas e as pétalas, na cor rosa - claro, são muito pequenas. O labelo, relativamente largo, é da mesma cor, com estrias vermelho-púrpuras.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

É uma orquídea abundante no Brasil. No Pará ocorre com mais frequência na região do Baixo Amazonas.

HABITAT

Em galhos finos de árvores de matas ribeirinhas onde haja muita luminosidade, especialmente em áreas que apresentem marcado período seco.

USOS COMUNS

Foi uma das primeiras orquídeas brasileiras a ser levada para o cultivo da Europa. É uma planta decorativa de rara beleza.
Copyright © 2006 PRODEPA