Pirarucu

É o maior peixe de escamas do Brasil, chegando a alcançar até 2,5m de comprimento e peso de até 80 kg. A pesca é feita nos rios da Amazônia com anzol ou arpão. Tem coloração avermelhada, daí a origem do seu nome em tupi "pirarúku", que significa 'peixe vermelho'. Sua carne é saborosa, podendo ser usada ressecada, como o bacalhau, ou fresca. Com ela são feitos diversos pratos muito apreciados. Sua língua é utilizada para ralar o guaraná e as escamas para lixar unhas.

Pirarucu Grelhado ou na Brasa

As postas ressecadas do pirarucu, após ficarem de molho durante algum tempo para a retirada do sal, são grelhados até ficarem douradas. Serve-se com farinha- d'água molhada, molho do tipo usado para churrasco ou salada de feijão manteiguinha de Santarém. As postas também podem ser cobertas com rodelas de cebola, regadas com azeite.

Pirarucu no leite de coco

As posta ressecadas do pirarucu, após ficarem de molho durante algum tempo para a retirada do sal, são cozinhadas em leite de coco (usa- se também o leite de Castanha-do-Pará). Como acompanhamento arroz branco e farinha-d'água.

Desafio de Pirarucu

As postas ressecadas do pirarucu, após ficarem de molho durante algum tempo para a retirada do sal, são aferventadas e desfiadas, juntando-se em seguida azeite, alho socado, cebola, cheiro- verde e tomate refogado. Pode-se acrescentar ovos, fazendo-se um mexido.

Copyright © 2006 PRODEPA